segunda-feira, 30 de março de 2020

Discurso: Tempos particularmente sombrios

TEMPOS PARTICULARMENTE SOMBRIOS

Recebi com grande honra o convite para ser paraninfo da turma. É, para mim, uma honra adicional falar deste mesmo púlpito para o qual vocês escolheram o Isaac para falar como orador da turma. O convite, no entanto, é inusitado: não é nada comum que o professor de Filosofia do direito seja convidado para ser paraninfo de uma turma de Direito. Imagino que essa escolha incomum tenha sido objeto de uma votação da turma e reputo que meus eleitores tenham sido movidos por duas razões, na verdade dois pequenos anseios sádicos. Em primeiro lugar, o desejo de assistir ao meu constrangimento dentro de um terno – logo eu, que sempre fiz piada com esse cosplay habitual dos juristas. Em segundo lugar, o desejo de assistir ao meu constrangimento ao fazer um discurso – logo eu, sem um texto, sem um programa de curso, sem citar Kelsen ou Kant, Pachukanis ou Marx. Pois bem, satisfaço agora a esses dois anseios.

Imagino que, se fui escolhido paraninfo, a turma não espera um discurso otimista e edificante sobre o futuro brilhante que lhes aguarda já na próxima esquina. Haveria outros nomes muito melhores para isso. Também aqui, satisfaço aos seus anseios. Fui professor de vocês por vários anos e, nessa condição, permitam que eu compartilhe com vocês uma última e nada otimista reflexão.

Vivemos tempos particularmente sombrios. Esse diagnóstico do presente é de tal maneira forte que podemos concordar com ele ainda que discordemos das razões políticas – porque eu não falo do coronavírus ou da sexta-feira 13 – que causam essa situação.

Nesses tempos, não podemos antever um futuro brilhante, simples, ao alcance. Acredito que vocês tiveram a formação técnica necessária para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, da carreira. Pais, mães! Suas filhas e seus filhos estão preparados para esses desafios, cobrem e acreditem neles! Mas não tenham ilusões: não será nada fácil.

Mas também nesses tempos, outros desafios, para além da carreira, são colocados de maneira excepcional. O grande desafio dos tempos sombrios é sair deles – e vocês são a geração a quem coube essa grande tarefa. Esse desafio exige algo para além da formação jurídica técnica, exige um espírito crítico, uma atitude inconformada e inspirada por um projeto de sociedade menos desigual, mais solidária e sem opressão. Imagino que também nesses valores vocês receberam a formação necessária e quero crer que tive uma pequena parte nisso – e que, se há uma razão não sádica para a minha escolha como paraninfo, que seja esta.

Crianças! E eu me dirijo a vocês como crianças pela última vez: juristas é o que vocês são agora. Crianças, é hora de crescer! Cresçam! Cresçam como profissionais, alcancem os postos que almejam nas suas carreiras. Essa é uma turma excepcional, a melhor turma para a qual já pude lecionar, vocês são capazes. Mas cresçam, também, em outro sentido. Nesses tempos sombrios, sejam as mulheres e os homens de que o mundo precisa.


[Discurso proferido em 13/03/2020, por ocasião da formatura da turma 2019 do curso de Direito das Faculdades de Campinas/FACAMP. Reproduzo aqui, de memória, a minha fala, portanto certamente com omissões e imprecisões.]

Nenhum comentário: