quarta-feira, 28 de outubro de 2015

sem resposta – 1 – Belzebu, Cabeça de Morcego, Mochila de Criança, Sete Peles



A vida tem certos movimentos estranhos e desdobramentos imprevisíveis. Confrontando esses movimentos e esses desdobramentos, há dias tenho me perguntado: o que faz com que os cristãos tenham tanto medo do satanismo?

Ora, o satanista (ao menos a princípio, pois parece haver vários “satanismos” e eu não seria minimamente capaz de dissecar as suas especificidades) crê (considerando, portanto, o satanismo como religião) no mesmo conjunto de mitos em que crê o cristão. O satanista prefere, é verdade, o “outro lado” – mas esse “outro”, o “negativo”, só pode se constituir a partir do reconhecimento do “original”, o “positivo”, em que supostamente se coloca o cristão.

Satanista e cristão compartilham, assim, o mesmo campo de jogo, aceitam as mesmas regras de jogo etc., embora se coloquem em “lados” opostos. Isto significa, noutras palavras, que o satanista não questiona propriamente a crença do cristão – eles compartilham a crença, embora tomem partidos diversos diante dela. Logo, o satanismo não é propriamente a “negação” do cristianismo, não é o seu contrário: para usar uma metáfora célebre e equivocada noutro lugar, o satanismo é o cristianismo invertido e colocado finalmente sobre seus pés.

Cristãos não têm, portanto, qualquer motivo autêntico para temer os satanistas. E vice-versa. A rigor, ambos deveriam mesmo temer os ateus...

Nenhum comentário: